terça-feira, 9 de outubro de 2012

IFFHS: Neymar segue como 2º maior artilheiro em jogos internacionais

Após jogos da Recopa Sul-Americana e Liga dos Campeões, santista está 
a dois gols de Lionel Messi. Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, encosta

Neymar marcou na decisão da Recopa e impediu 
empate de Cristiano Ronaldo (Foto: Marcos Ribolli)

A classificação mundial de artilheiros da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) da temporada 2012 voltou a trazer o Brasileiro Neymar na segunda colocação, atrás apenas do argentino Lionel Messi, do Barcelona. A instituição, que leva em conta gols marcados por seleções ou em partidas internacionais pelos clubes, atribui 17 tentos ao atacante do Santos - o último marcado no título da Recopa Sul-Americana, contra a Universidad de Chile, no Pacaembu. Destes, nove foram pela seleção brasileira e oito pelo Peixe.

A conta, no entanto, não incluiu um gol de pênalti do brasileiro marcado no amistoso contra a Grã-Bretanha, às vésperas dos Jogos Olímpicos de Londres. O time de Mano venceu na ocasião por 2 a 0Desta forma, ele aumentaria a vantagem para o terceiro colocado no ranking, o português Cristiano Ronaldo.
A liderança segue com Messi, que continua com 19 gols após passar em branco contra o Benfica pela Liga dos Campeões. Nove gols são pela Argentina e dez pelo Barcelona. Já Cristiano Ronaldo cresceu com o hat-trick (três gols) diante do Ajax, na Holandapela Liga dos Campeões, e aparece na terceira colocação, com 16 gols, sendo cinco por Portugal e 11 pelo Real Madrid.
Confira os cinco melhores da lista da IFFHS:
Lionel Messi (Barcelona/ARG)19 gols (9/10)
Neymar (Santos/BRA)17 gols (9/8)
Cristiano Ronaldo (Real Madrid/POR)16 gols (5/11)
Radamel Falcao Garcia (Atlético de Madri/COL)15 gols (3/12)
Mohamed Aboutrika (Al Ahly/EGI)13 gols (7/6)
Leandro Damião (Internacional/BRA)13 gols (7/6)

Entre os dez primeiros há outros dois brasileiros: Leandro Damião, na quinta posição, com sete gols pela Seleção e seis pelo Internacional, e Ricardo Oliveira, em nono, com 12 pelo Al Jazira, dos Emirados Árabes.
Neymar terá apenas mais duas oportunidades para garantir uma boa colocação na lista em 2012. Já nesta quinta-feira, o atacante entra em campo com a seleção brasileira em amistoso diante do Iraque, em Malmo, na Suécia. Na próxima terça, o adversário é o Japão, na Polônia. O time de Mano Menezes ainda realizará mais um compromisso em novembro, mas deverá ser formado apenas por atletas que atuam no exterior.
Não é o caso de Messi, Cristiano Ronaldo e Falcao García, que disputam eliminatórias para a Copa do Mundo por suas respectivas seleções e também jogos da Liga dos Campeões e Liga Europa - no caso do colombiano, ele foi poupado nos primeiros compromissos do Atlético de Madri. As duas competições terão ainda mais quatro rodadas até dezembro.
Gols de Cristiano Ronaldo pelo Real Madrid contra o Ajax colocaram luso na cola de Neymar (Foto:Getty)
Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário